quarta-feira, 28 de março de 2012

Apresentação

Este blog foi criado com o objetivo divulgar a minha pesquisa de doutorado, intitulada A prática da psicografia: enunciação e memória em relatos de experiência mediúnica, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, câmpus de Araraquara (SP), sob a orientação do prof. Dr. Jean Cristtus Portela.

O estudo visa investigar a prática da psicografia ou escrita mediúnica com base em relatos de experiência de médiuns psicógrafos da cidade de Uberaba (MG). Tendo como aporte teórico a semiótica greimasiana e pautando o estudo da prática psicográfica nas contribuições de Jacques Fontanille (2008a; 2008b), acerca das práticas semióticas, objetivamos analisar: a constituição do actante e do ator-médium nesses relatos de experiência; seus mecanismos enuncivos e enunciativos responsáveis pelos efeitos de sentido de verdade e, portanto, pelo estabelecimento do contrato fiduciário; a organização do ato mediúnico e da escrita psicográfica; as relações entre tempo e narratividade, na organização da memória nos relatos de experiência mediúnica; e a existência ou não, no córpus, de uma figuratividade “mediúnica” e do além-vida.

Com base na análise do córpus, pretendemos reconstruir o percurso da psicografia enquanto prática semiótica, em seus diversos níveis de imanência. Considerando a influência sociocultural e o impacto editorial da escrita psicográfica no contexto brasileiro, bem como a inexistência de estudos linguísticos ou semióticos a esse respeito, acreditamos que a presente proposta venha preencher uma importante lacuna para a compreensão dessa prática tão polêmica quanto inexplorada, e que atesta a diversidade linguística, linguageira e cultural de uma expressiva parcela de brasileiros.

Vale ressaltar que o tema desse estudo deriva diretamente da pesquisa de mestrado As cartas de Chico Xavier: uma análise semiótica (SILVA, 2012), de minha autoria, a qual envolve a análise da prática epistolar psicográfica e dos principais éthe manifestados na obra epistolar de Francisco Cândido Xavier. O texto integral da dissertação, posteriormente publicado em livro pela Cultura Acadêmica, selo da Editora Unesp, está disponível para download gratuito ou impressão sob demanda no link  http://www.culturaacademica.com.br/catalogo-detalhe.asp?ctl_id=299 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário